ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Pimentel defende educação como alternativa à redução da maioridade penal

Pimentel defende educação como alternativa à redução da maioridade penal

Em artigo, o senador afirma que houve aumento da criminalidade nos países que baixaram maioridade
Publicado no dia 13 de Novembro de 2017
Image
Foto: 
Ichiro Guerra

O jornal O Povo publicou, neste sábado (11/11), em Página Temática, o artigo Educação é a saída, do senador José Pimentel (PT-CE). O texto trata da proposta de Emenda à Constituição de redução da maioridade penal que está em debate no Senado (PEC 33/2012). Também foram publicados os artigos: Por que eles têm de pagar a conta, de autoria da defensora pública, Liana Lisboa, e Dizer não à redução é preciso, do sociólogo Thiago de Holanda, coordenador da Rede Acolhe.

Pimentel afirma que é preciso falar sobre maioridade penal “no momento em que as forças conservadoras que legislam e dirigem o país atacam direitos e garantias individuais e coletivas”. O senador convoca o leitor à uma reflexão serena e profunda sobre o tema e questiona: “Quem disse que reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos resolve a questão da violência?”.

Pimentel cita dados do Unicef para indicar que a mesma solução, adotada em países como Estados Unidos, Alemanha e Japão, resultou em aumento da criminalidade entre jovens. “Os jovens que saíram das penitenciárias voltaram a delinquir de uma forma mais violenta”, considerou.

O senador encerra o artigo afirmando que “reduzir a maioridade penal é uma armadilha”. Ele defende que “para resolver o problema da violência é preciso que a sociedade e o Estado cumpram seu papel social, por meio de um trabalho multidisciplinar e um forte investimento em educação para a nossa juventude, desde a infância”.

Leia a íntegra do artigo de José Pimentel

VEJA TAMBÉM

21/11/2017

Criado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004, para garantir o acesso da população a remédios gratuitos ou...

21/11/2017

Sem a ajuda do Ministério da Educação (MEC), desde julho de 2016, as instituições de ensino federais e estaduais reduziram em até 99% o número de alunos enviados ao exterior até o ano passado....