ACOMPANHE-ME NAS REDES SOCIAIS

Diap: Pimentel está entre os “Cabeças” do Congresso pela 13ª vez

Diap: Pimentel está entre os “Cabeças” do Congresso pela 13ª vez

O senador foi classificado entre os formuladores, considerados os mais produtivos do Legislativo
Publicado no dia 08 de Setembro de 2017
Image
Foto: 
reprodução

O senador José Pimentel (PT-CE) foi indicado como um dos "Cabeças" do Congresso Nacional pela 13ª vez. Na lista elaborada anualmente pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), divulgada no último domingo (3/9), ele foi apontado como "formulador". Publicada desde 1994, a lista indica os 100 parlamentares mais influentes dentre os que compõem a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

O Partido dos Trabalhadores integra a lista com o maior número de parlamentares entre os 100 “Cabeças” do Congresso. São 19 parlamentares mais influentes (8 senadores e 11 deputados federais).

Na pesquisa deste ano, o Diap classificou o senador Pimentel como “formulador”. Na definição do Departamento, são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. Normalmente são juristas, economistas ou pessoas que se especializaram em determinada área, a ponto de formular sobre os temas que dominam. São considerados os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores.

Os atributos indispensáveis aos formuladores, segundo o Diap, são o saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos. O debate, a dinâmica e a agenda do Congresso são fornecidos basicamente pelos formuladores, que dão forma às ideias e interesses que circulam no Congresso. A produção legislativa, com raras exceções, é fruto do trabalho desses parlamentares. Na definição do Diap, são esses parlamentares que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera.

Operadores - Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, os operadores-chave do Legislativo. As preferências, iniciativas, decisões ou vetos desses parlamentares – implementados por meio dos métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da não-decisão – prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.

Senadores - Nesta 24ª edição da publicação “Os Cabeças do Congresso”, os parlamentares do Partido dos Trabalhadores surgem novamente como os mais influentes. Da bancada do PT no Senado, oito senadores constam da lista do Diap. José Pimentel (CE) e Paulo Paim (RS) foram indicados como formuladores; Fátima Bezerra (RN) como articuladora; Gleisi Hoffmann (PR), Humberto Costa (PE), Lindbergh Farias (RJ) e Jorge Viana (AC) como debatedores; e Paulo Rocha (PA) como negociador.

Ceará - O Ceará se destaca na lista do Diap com cinco parlamentares, dentre eles, os três senadores (José Pimentel, Eunício Oliveira e Tasso Jereissati). Na Câmara, destacam-se os deputados José Guimarães, do PT, e André Figueiredo, do PDT.

VEJA TAMBÉM

21/11/2017

Dentre as 25 emendas apresentadas pelo senador José Pimentel (PT-CE) ao texto da medida provisória que altera pontos da reforma trabalhista (MP 808/17), uma visa impedir que as novas regras afetem...

21/11/2017

A repentina inclusão, na pauta do STF, de uma ação para definir se o Congresso tem poderes para adotar o sistema...